centralização e descentralizaça
A pesquisa feita a seguir tem como base estudar e explicar os conceitos básicos da centralização e descentralização, mostrando suas características fundamentais para conhecermos os ponto positivos e negativos que cadatópico traz dentro de empresas que atuam no mercado atual. 2. A importância da delegação dentro da centralização e da descentralização.
2.1A autoridade deve ser delegada até o ponto, e na medida necessária, para a realização dos resultados.
2.2.A autoridade deve ser proporcional ao nível de responsabilidade alocada no cargo e/ou função. 2.3.A responsabilidade não pode ser delegada,pois nem o chefe nem o subordinado podem livrar-se, totalmente, desuas obrigações, designando outros para realiza-las;e a clareza na delegação é fundamental, com designação precisa, entendida e aceita.
Permite coordenar trabalhos mais complexos e de maior abrangência. Permite maior produtividade da equipe de trabalho, por meio de motivação, menor tempo de espera para tomada de decisões , maior desenvolvimento equipe e maior interação entre as unidades organizacionais.
Permite amplitude de controle mais adequada. Permite melhor aproveitamento [continua
Teoria neoclássica Centralização x Descentralização
Diferenças entre as teorias Científica Ênfase nos métodos e racionalização do trabalho Clássica Ênfase nos princípios gerais de administração Neoclássica Considera a prática administrativa essencial, enfatiza os objetivos e os resultados.
Centralização x Descentralização Centralização maior concentração do poder decisório na alta direção de uma empresa. Teoria Clássica (Fayol)defendia a organização linear com ênfase na centralização da autoridade. Descentralização menor concentração do poder decisório na alta administração da empresa, sendo, portanto, mais distribuído pelos seus diversos níveis hierárquicos. Administração Científica (Taylor) defendia a organização funcional