Central do brasil um olhar weberiano
Juliana Machado de Jesus
201101380161
Central do Brasil: Um olhar weberiano.
Na analise do filme central do Brasil a ideia de Weber em relação à ação social esta situada na parte em que Dora resolve ajudar Josué, pois para Weber a ação social é a conduta humana dotada de sentido isto é, de uma justificativa subjetivamente elaborada. Assim, É o agente social que dá sentido a sua ação no caso a personagem Dora: estabelece conexão entre o motivo da ação, em relação ao filme o fato de Josué ter perdido a mãe, está sozinho Dora resolve ajuda- ló levando ao encontro de seu pai, a ação propriamente dita as situações,descobertas e obstáculos percorridos até encontro com seus irmão no fim do filme, e seus efeitos o sentimento de afeto entre os personagens, solidariedade pois a personagem de Fernanda Montenegro tenta valer- se de uma realidade com a qual tenta não estabelecer nenhum vinculo emocional mas aos poucos e envolvida e transformada por Josué.
“As normas sociais só se tornam concretas quando se manifestam em cada individuo sob a forma de motivação. Cada sujeito age por um motivo que é dado pela tradição, por interesses racionais ou pela emotividade” (COSTA, 2005, p.97).
Dora mesmo sendo uma mulher sem valores afetivos, vendo a situação de Josué é motivada a ajudar o menino.
“O caráter social da ação individual decorre segundo Weber, da interdependência dos indivíduos. Um ator age sempre em função de sua motivação e da consciência de agir em relação a outros atores. Por outro lado, a ação social gera efeitos sobre a realidade em que ocorre. Tais efeitos escapam, muitas vezes, ao controle e a previsão do agente” (COSTA, 2005, p;98).
Os personagens Dora e Josué se tornam interdependentes, ela uma mulher que precisa aprender a lidar com seus sentimentos e a se tornar uma pessoa menos rude e mais de bem com a vida e ele um menino sozinho e perdido na cidade grande, que tem a vontade de encontrar seu pai que aos poucos vão aprendendo