Central de material e esterilização
CENTRAL DE MATERIAL: É um conjunto de sub setores inter-relacionados que são responsáveis pela limpeza, desinfecção, preparo, esterilização, armazenamento seguro e distribuição de artigos médico – hospitalares.
FLUXOGRAMA
ELEMENTOS DA CENTRAL DE MATERIAL
Área de Recepção e Expurgo: recebe o material do centro cirúrgico, da unidade de internação e serviços auxiliares, a fim de executar a limpeza ou completa – La, fazendo a discriminação do material que pode ser reaproveitado e do que deve ser eliminado.
Área do Preparo do Material: área destinada a inspeção, seleção, empacotamento e identificação dos artigos médicos- hospitalares.
Área de Esterilização: compostas pelas estufas e autoclaves, onde será processada a esterilização do material.
Área de Armazenamento: área onde estão centralizados e acondicionados todos os artigos processados da isntituição, e desta deverão ser distribuídos para as unidades consumidoras de forma segura e consciente. Nesta o controle deve ser rigoroso, pois o prazo de validade bem como as condições climáticas da sala devem ser monitoradas.
CLASSIFICAÇÃO DOS ARTIGOS MÉDICOS – HOSPITALARES
Considerando o seu potencial de contaminação, todos os materiais e equipamentos hospitalares são classificados em:
Artigos Críticos: Penetram tecidos estéreis (não-colonizados) e devem ser esterilizados após o uso. Ex: instrumentos de corte
Artigos Semi-Criticos: Destinados ao contato com a pele ou com mucosas íntegras. Ex: equipamentos respiratórios, endoscópio. Requerem desinfecção.
Artigos Não Críticos: São aqueles que entram em contato com a pele integra do paciente. Ex: termômetro. Devem ser limpos.
MÉTODOS DE LIMPEZA, DESINFECÇÃO E ESTERILIZAÇÃO DE ARTIGOS
LIMPEZA: é a remoção pela qual se faz a remoção física de sujidade para manter limpos os artigos, pois a presença de matéria orgânica dificulta a ação dos produtos químicos nos processos de desinfecção e esterilização. Os