Central de Cobrança
A Cooperativa de Crédito do Vale do Itajaí, mas conhecida como Viacredi, atua como uma instituição financeira sem fins lucrativos, organizada de forma democrática. Nela os cooperados exercem função de donos. Fundada em 1951 por 21 funcionário da companhia Hering em Blumenau, na época denominada CrediHering, a cooperativa tinha como objetivo conceder crédito e incentivar a poupança.
Com o passar dos anos a cooperativa passou por algumas mudanças, com a alteração do nome em 2001 para Viacredi e o perda de vínculo com a companhia Hering. Entretanto cabe ressaltar que apesar das mudanças a cooperativa manteve seu objetivo de conceder crédito e estimular a formação de poupança. Hoje a cooperativa é a maior em número de cooperados do Brasil, contam em certa de 220 mil associados e em 2012 recebeu da ONU um prêmio por excelência no ramo do cooperativismo.
A Viacredi tem sua matriz em Blumenau e possui 66 postos de atendimentos no vale do Itajaí. A cooperativa busca proporcionar aos cooperados um ambiente limpo, organizado, com profissionais treinados e capacitados para bem atender. Criando assim uma prospera relação entre o cooperado e a empresa.
Nela todas as operações feitas pelo cooperado, desde empréstimos, aplicações, depósitos e até um simples pagamentos de faturas são revertidas em seu benefício. Os cooperados contam com juros abaixo do mercado já que não visa o lucro e as sobras são repartidas entre os sócios de acordo com a participação de cada um e uma rentabilidade em suas aplicações superior ou igual à ofertada pelo mercado financeiro. Além disso, os recursos aplicados na cooperativa ficam na própria comunidade, o que contribui para o desenvolvimento das localidades onde está inserida.
A cooperativa atuando com uma instituição financeira possui vários produtos e serviços a disposição do cooperado. Porém devido ao tema abordado o produto a ser mencionado no trabalho será a concessão de crédito. A Cooperativa Viacredi tem