CENTEC
Ensino Médio ao Ensino Técnico
Análises Clínicas
Microbiologia
Identificação de Estafilococos
Professor: Jefferson Rodrigues
Data do Experimento: 22/4; 29/4; 2/5 Data de Entrega: 6/5/2013
Nome: Raimefer dos Santos
Números: 25
Turma: 2°AC/A
Contagem
Maio/2013
Resumo:
Nas aulas práticas dos dias 22/4, 29/4 e 2/5 foram com o intuito de praticarmos a identificação dos estafilococos. Fazermos na prática, testes de catalase, coagulase, aplicação da novobiocina etc.
Nessas aulas foram feitos os teste de catalase para diferenciação de estreptococos e estafilococos. O teste de catalase é muito importante, pois os essa enzima (catalase) é produzida apenas por estafilococos (a catalase degradada H2O2 em O2 H2O). E os testes de coagalase, que tem a finalidade de fazer a diferenciação dos S. aureus, S. epidermidis, e S. saprophyticus. Se este teste se finalizar positivamente significa que o estafilococos é S. aureus.
Nesta prática também fizemos o plantio de bactérias em Sal manitol, Meio de CLED, Ágar sangue, e Müeller-Hinton. E utilizamos o disco de Novobiocina em meio de CLED para testarmos a resistência dos estafilococos, pois se for sensível à novobiocina a bactéria seria S. epidermidis e se for resistente a novobiocina ela é S. saprophyticus. Tudo isso será observado mais a fundo no decorrer deste relatório.
Introdução:
Os estafilococos são um gênero de bactérias Gram-positivas em forma de cocos e que podem causar doenças em seres humanos. Os estafilococos são bactérias resistentes, que se organizam em cachos semelhantes à cachos de uvas. Os principais estafilococos de interesse médico são: Staphylococus aureus, Staphylococus epidermidis e Staphylococus saprophyticus.
Todos os estafilococos produzem catalase, ao contrário dos estreptococos que não produzem essa enzima, o que nos permite fazer a diferenciação de estafilococos e estreptococos com a prova da