Censura E Liberdade De Express O
Censura e liberdade de expressão: Uma reflexão sobre a televisão brasileira.
Integrantes:
Onaldi Martins Tavares Filhos R.A: 6525404
Evellyn Marsola R.A: 7260886
Larissa de S. Canuto R.A: 7079856
Mateus C. Ferraz R.A: 7128811
Nathaly P. Franca R.A: 7102924
Isabela L. G. Chaves R.A: 7061856
Felipe M. Vidal R.A: 7213999
Professor:
Paulo Sérgio de Oliveira Melo
Conteúdo
Introdução 3
Capítulo 1 4
Capitulo 2 6
Capitulo 2.1. 7
Considerações Finais 8
Bibliografia 9
Introdução
A Ditadura Militar que ocorreu entre 1964 à 1985, marcou a história do nosso país e também a transformou. A partir dessa revolução, os militares interferiram na constituição para estabelecer um controle sobre a sociedade. A televisão que estava atingindo um crescimento surpreendente, nessa mesma década, foi um dos meios de comunicação que mais sofreu nesse período do regime militar.
Basicamente o governo militar queria que a população achasse que o país se encontrava em perfeitas condições. E para passar essa ideia, eles utilizavam os telejornais e jornais impressos para publicarem todo tipo de entretenimento no lugar das verdadeiras atrocidades pelas quais o país passava.
Durante esses essas duas décadas o Brasil sofreu intensamente sob o poder militar. A grade de programação da televisão brasileira foi totalmente acompanhada e revisada pelos censores do governo antes de ir ao ar. Muitas cenas de filmes e novelas foram cortadas ou deixadas ser exibidas por irem contra o que era liberado pelos censores do governo militar.
Depois da ditadura militar, a televisão e a imprensa recuperaram a sua liberdade de expressão, porém a programação nunca mais seria a mesma. Com a forte censura durante a Ditadura Militar, as emissoras tiveram a necessidade de se adaptar, e assim acabaram por si próprias criando conceitos na hora da elaboração de roteiros.
Mas será que mesmo depois de anos desses anos sombrios que marcaram a história do nosso país, ainda existe