cenografia novelas
WILKELLY M
CENOGRAFIA E PAISAGISMO
BRASÍLIA - DF
2014
1 – Novela Lado a Lado
A novela Lado a lado se passa no inicio do século XX e tem como pano de fundo a Cidade do Rio de Janeiro capital Federal da República Velha, ela se passa num período de grandes transformações politicas e sociais e a trata justamente do contraste da convivência entre os ricos e os pobres, por isso o titulo Lado a Lado.
De um Lado a elite carioca com o seu glamour e requinte em busca da modernização a todo custo, nem que para isso fosse necessário expulsar a população pobre do centro da cidade. Já do outro lado sem ter onde viver os escravos recém-libertos e seus filhos junto com a população pobre amontoava-se nos cortiços no centro da cidade, mas logo foram despejados e sem ter para onde ir iniciam as ocupações dos morros, as chamadas favelas. Este é o principal contexto da novela.
Os cenários, no entanto tinha que trazer ao publico a ideia de como era a vida no início do século XX, vejamos alguns cenários:
As fotos acima são do mesmo cenário, porém em ângulo e momento diferente, ele retrata a vida da população negra moradora dos cortiços, que trabalhavam vendo doces nas ruas para sobreviver. A iluminação é precária a utilização de velas, tochas e lamparinas são necessárias, pois energia elétrica ainda não tinha chegado ao Rio de Janeiro, principalmente a população pobre. Pode–se observar a arquitetura pela forma da janela, parede, calçamento de pedra estilo pé de moleque tipicamente colonial, roupas de época, tecidos crus, algodão rustico e de fibra naturais, utensílios de barro e artesanais, cestos, mesas portáteis de bambu e os deliciosos quitutes caseiros.
O cenário ao lado foi retrata o inicio da formação do Morro da Providência com apenas poucos barracos, revela a precariedade de uma favela. Os materiais utilizados foram simples como telhas reutilizadas, tábuas de demolição, nas paredes dos barracos as madeiras, o chão de terra batida com apenas