Cenipa
(Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos)
O CENIPA foi criado em 1971 e é responsável pelas atividades de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos ocorridos em território nacional, sendo que as investigações são realizadas com o objetivo de haver posteriormente uma prevenção de futuros acidentes, caso durante a investigação haja indícios de irregularidade operacional ou mecânica é encaminhada para as autoridades competentes e elas sim tomam as medidas necessárias.
Tem como missão, promover a prevenção de acidentes aeronáuticos preservando os recursos humanos e materiais, visando o progresso da aviação brasileira civil e militar.
Espalhados pelo Brasil hoje temos sete Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA) que servem como base de apoio pelo Brasil, sendo que a cede fica localizada em Brasília.
Desde 2009 o CENIPA é subordinado direto do Comandante da Aeronáutica.
O CENIPA foi criado como o órgão central do SIPAER (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) que é responsável pelo planejamento, organização, coordenação e controle das atividades de segurança de voo.
São tidos como princípios da filosofia SIPAER:
• Todos os acidentes podem ser evitados.
• Todos os acidentes aeronáuticos resultam de uma sequência e não de uma causa isolada.
• Todo acidente tem um precedente conhecido.
• A prevenção de acidentes requer mobilização geral.
• Os chefes são os principais responsáveis pelas medidas de segurança da empresa.
• Em prevenção não deve haver segredos ou barreiras, e a troca de informação estão diretamente relacionadas com o sucesso de qualquer programa de prevenção.
• Punições, quando aplicadas isoladamente, agem diretamente contra os interesses da prevenção.
Conclusão
O CENIPA e o SIPAER tem como objetivo investigar acidentes aeronáuticos para que com a compreensão e divulgação eles não se repitam, fazendo com que a aviação brasileira cresça