Cenarios economicos
Neste sentido, o conflito como algo que está presente em todos os relacionamentos humanos. No geral o conflito é visto como algum negativo, mas, isso não é verdade. Ele pode ser construtivo ou destrutivo, e normalmente está relacionado ao início da mudança no individuo, no grupo e nas organizações. Assim é preciso que um mínimo de conflito ocorra para não haver interrupções.
Segundo Morgan (1996, p 160) “o conflito pode ser pessoal, interpessoal ou entre grupos rivais e coalizões. Pode ser construído dentro das estruturas organizacionais, nos papéis, nas atitudes e nos estereótipos, ou surgir em função de recursos escassos”. Podem ser também implícitos ou explícitos e sua origem está na divergência de interesses, sejam eles percebidos ou reais. Nas organizações atualmente, vivenciam-se conflitos entre cooperar e competir. Frequentemente os funcionários são estimulados a cooperar com os outros colegas, a colaborar com a organização e os demais funcionários, a compartilhar o conhecimento adquirido, embora, também, os mesmos funcionários precisem competir entre si para conseguir os melhores equipamentos de trabalho, para manter seu emprego ou almejar níveis superiores.
No conflito apresentado na empresa Constroí & Não Caí Ltda, cabe um gerenciamento especial, para que as divergências sejam evidenciadas e aguçando a resolução dos problemas. Neste sentido, os passos para resolução desde conflito pode ser, de uma conversa harmoniosa, assinalando e negociando com as partes, tratando cada um funcionário de acordo com suas especificidades, para que sejam de maneira hábil solucionados os contrapontos apresentados por cada um. Para tanto, será feito um estudo sobre os custos financeiros e psicológicos para resolver satisfatoriamente este conflito, pois, para a organização esta resolução é apropriada no momento em que o coletivo é acentuado.
O