Cenarios Economicos JAPÂO
Trabalho
Cenários Econômicos
JAPÃO
Disciplina: Cenários Econômicos
Prof. Laerte Oliani
Data: ABRIL 2013
PARTE 01 – RESPONDA AS QUESTÕES
Como o cambio influência na economia brasileira (exportação / importação, dívida pública e inflação), e quais as ações que o governo deveria tomar para resolver esse problema?
A desvalorização da moeda faz aumentar as exportações, pois os preços ficam mais competitivos no mercado internacional. Em contrapartida, desmotiva as importações, pois estas ficam mais caras face ao mercado externo. Ou seja, quando um Governo quer equilibrar a balança comercial, e quando existe uma capacidade de oferta na economia, desvaloriza a moeda para aumentar as exportações e, assim, fazer entrar mais divisas para cobrir as importações. Quanto mais baixa a cotação do dólar, maior será a importação, pois fica muito mais fácil comprar produtos importados com o valor do dólar mais baixo. Com isso, a balança comercial não teria bom desempenho, pois estaríamos importando mais do que exportando, ou seja, estaríamos comprando mais do que vendendo. Teríamos o chamado déficit da balança comercial quando o ideal seria um superávit, onde se exporta mais do que importa.
2-) O custo de logística / infra-estrutura do Brasil é o 3º pior do mundo, como isso influencia nas exportações brasileiras e quais são as perspectivas para os próximos anos em função dos grandes eventos (copa do mundo , olimpíadas).
Na última quinta-feira (20/03), o Banco Mundial divulgou a 4ª edição do Connecting to Compete: Trade Logistics in the Global Economy, um relatório que avalia a logística de 160 países com base na percepção de mais de 1.000 empresários ao redor do mundo, através do Índice de Desempenho Logístico (LPI) produzido pelo Banco Mundial
O Brasil mostra uma tendência negativa em desempenho. O Brasil obteve 2,94 pontos no índice deste ano, contra 3,13 no de 2012, o que equivale a 62,3% do desempenho do