Cena do filme Longe Dela
A cena escolhida acontece durante um jantar realizado na casa de Julie (personagem principal do filme). Na mesa estão sentados Julie, seu marido Grant e o casal de amigos vizinhos.
Estão conversando e jantando, quando Fiona interrompe a conversa, levanta e pergunta: “Alguém quer mais...? Mas, não consegue terminar a frase. Não consegue falar a palavra ‘vinho’.
Ela pega a garrafa de vinho e fica olhando fixamente, tentando recordar-se do nome do produto. Tenta pronunciar e o que diz é ‘vin’ esforçando-se para se lembrar do restante do nome. Grant, de uma forma mais descontraída então diz: “Isso não, mas eu quero um pouco mais de vinho. É Fiona, eu ia adorar mais um pouco de vinho”. Todos ficam surpresos diante do ocorrido e a observam atentamente sem entender o que acontecera.
Fiona demonstra-se totalmente desnorteada, confusa do que está acontecendo com si mesma. Se perde em seus pensamentos, começa a refletir a respeito do que faz todos os dias, andando de esqui na neve com algum objetivo, com algum rumo, mas esquecendo sempre o que é. Ela diz então a todos a mesa: “Acontece, que eu passo metade do tempo vagando por ai, procurando uma coisa que eu sei que é muito importante, mas que eu não consigo lembrar o que é. Quando a ideia se perde, tudo se perde junto. Eu fico andando por ai tentando descobrir o que era tão importante antes. Acho que estou começando a desaparecer”.
Fiona começa a cair em si, começa a perceber que não é a mais a mesma pessoa de antes, que algo de diferente está acontecendo em relação a sua memória. Demonstra-se inconformada, sua fisionomia muda. Franze a testa e o sorriso em seu rosto que demonstrava durante o jantar, desaparece.
O assunto se encerra, as pessoas ali presentes ficam quietas