Cementita terciaria
Nome: Caroline Azevedo Oishi
Turma:5BMec
Matéria: Tratamentos Térmicos e Metalografia
Professor: José Cláudio Guimarães Teixeira
Aços e suas Particularidades
Os aços são as ligas mais utilizadas pela indústria mecânica.
Aço é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono, com percentagens deste último variando entre 0,008 e 2,11%.
O aço sofre diversas alterações em sua estrutura de acordo com a temperatura e a concentração de carbono existente na liga. Essas transformações são de suma importância já que elas modificam as propriedades do material.
Aqui focaremos nas ligas com baixo teor de carbono, as chamadas ligas hipoeutetóides.
Ligas à esquerda do ponto eutetoide (%C menor que 0,8%) são arbitrariamente denominadas hipoeutetoides. Estas ligas são constituídas por ferrita e perlita (quando esfriadas lentamente). A percentagem de perlita será tanto menos quanto menor for o teor de carbono, anulando-se quando este cair abaixo de 0,02%.
A solubilidade máxima do carbono na ferrita é de 0,02% a temperatura A1; a diminuição da solubilidade com a temperatura começa por ser muito rápida até aos 500 ºC sendo depois mais lenta:
0,005 %C a 500 ºC,
0,001 %C a 300 ºC,
0,00003 %C a 150 ºC.
Esta diminuição de solubilidade do Carbono na ferrita leva à precipitação de carboneto (cementita terciária) durante um arrefecimento contínuo lento; esta precipitação dá-se nos limites de grão ferríticos.
Portanto a cementita terciária é um microconstituinte do aço hipoeutetoide.
Em outras palavras:
Acima do ponto 5 a liga fica não saturada de carbono. Abaixo deste ponto, a liga já não é capaz de manter a concentração de carbono na solução, verificando-se a separação do carbono em excesso sob a forma de uma fase muito carbonada, a cementita. É um processo que se desenvolve continuamente durante o arrefecimento e origina a diminuição, na solução sólida α, do teor de carbono até 0,01%. A cementita que se vai separando da ferrita dá-se o