Cementita terciaria trabalho
Cementita terciária, esse pode parecer um termo meio confuso para os mais leigos no assunto, mas afinal, o que é uma Cementita? Cementita ou carboneto de ferro é um constituinte do aço Fe3C com cerca de 6,7 % em peso de Carbono. É o constituinte mais duro dos aços Carbono e apresenta estrutura cristalina ortorrômbica.
Nos aços pode aparecer como:
- Cementita pró-eutetóide nos aços hipereutetóides.
- Cementita eutetóide (na perlita), na forma de lamelas que alternam com lamelas de ferrita.
- Cementita na forma de glóbulos dispersos no seio de uma matriz ferrítica
- Cementita terciária precipitada nos limites de grão da ferrita. (Em aços com teor de Carbono inferior a 0,25%)
Quando um material hipoeutético é austenitizado e resfriado lentamente, formam-se duas fases: austenita e ferrita. Abaixo da linha A1 a austenita se transforma em um novo microconstituinte chamado perlita, constituindo de ferrita e cementita, e a percentagem em peso de Carbono na ferrita diminui por reação difusional, imigrando para os contornos de grãos da cementita eutetóide. Quando essa percentagem atinge 6,7% aparece a cementita terciária.
A Cementita terciária é uma fase dura e frágil, parecido com um material cerâmico, que precipita nos limites de grão ferríticos. Mesmo em pequenas quantidades ela é prejudicial a uma estrutura que exija grandes esforços, como os aços de baixo Carbono, tornando-se um ponto foco de tensão.
A cementita terciária é algo que deve ser evitada na microestrutura do material, porém difícil de ser notada, mas como combater isso? São duas as maneiras de fazer isso. A normalização ou a têmpera
A normalização tem como objetivo refinar o grão e melhorar a uniformidade da microestrutura. Trata-se de um aquecimento do aço até a temperatura da zona crítica (formação de austenita), porém, com resfriamento mais rápido, à temperatura ambiente, resultando em uma estrutura com granulação mais fina.
O tratamento térmico de têmpera nos aços