Celulose
DE CELULOSE E FABRICAÇÃO DE PAPEL
íNDICE
1 Floresta 02
2 Celulose 03
2.1 Fontes de Celulose
2.2 Processos de Obtenção
2.3 Branqueamento
2.4 Fluxograma da Obtenção de Celulose
3 Papel 06
3.1 Matérias-Primas Fibrosas
3.2 Matérias-Primas Não Fibrosas
3.3 Fluxograma da Fabricação do Papel
4 Reciclagem de Papel 12
4.1 Processo de Reciclagem
4.2 Benefícios da Reciclagem
5 Bibliografia 13
1 floresta
A madeira usada para a fabricação de papel é a mais importante matéria-prima de toda a cadeia produtiva. Ela vem de florestas bem planejadas, onde muitas árvores são plantadas, e não cortadas, para garantir o desenvolvimento sustentado.
Estudos feitos por técnicos e cientistas, ao longo de vários anos, demonstraram que a produção de celulose e papel é inviável a partir da madeira de florestas nativas e, comprovaram que, papéis feitos a partir de florestas plantadas de eucaliptos e pinus resultam em produtos com alta qualidade e produtividade.
“Estudos demonstraram que a produção de celulose e papel é inviável a partir de madeiras de florestas nativas”
As fábricas de celulose e papel administram as suas próprias florestas, isto é, trabalham com o conceito de floresta sustentável:
“Gestão e utilização das florestas e dos terrenos florestados que sejam capazes de manter globalmente a biodiversidade, a sua produtividade, a sua capacidade de regeneração, a sua viabilidade e a sua capacidade de satisfazer, atualmente e no futuro, as funções ecológicas, econômicas e sociais pertinentes e que tenha em conta as repercussões potenciais das mudanças climáticas sobre os ecossistemas florestais”.
Algumas fábricas já obtiveram até a certificação ambiental, isto é, certificado emitido por uma entidade interessada em obter garantias da existência de uma gestão de floresta sustentável e que, de tempos em tempos, verifica se a empresa está cumprindo os procedimentos propostos na