Celulas
Aparelho de Golgi. O mesmo armazena, secreta e sintetiza. No caso indicado, veja que a proteína vinda do retículo recebe mais carboidrato transformando-se em glicoproteína.
Uma vesícula derivada do retículo. A mesma funde com o Golgi por sua face CIS e incorpora ao mesmo a proteína (em verde).
A incorporação do setor membranar rico em glicoproteínas derivadas do Golgi na membrana colocando na mesma as glicoproteínas
REPRESENTA O GOLGI. O MESMO DEPENDENDO DO COMANDO GENÉTICO PODE ENVIAR MATERIAL PARA O INTERIOR DA CÉLULA OU SEU EXTERIOR.
REPRESENTA O LISOSSOMO PRIMÁRIO. ESSA VESÍCULA É RICA EM ENZIMAS DIGESTIVAS QUE PODEM ATUAR EM MECANISMOS DE DIGESTÃO INTRACELULAR, AUTÓLISE, AUTOFAGIA E APOPTOSE.
REPRESENTA O ERGASTOPLASMA QUE SINTETIZA PROTEÍNAS. NO CASO DA CÉLULA CONSIDERADA O MESMO SINTETIZA PROTEÍNAS DE ATIVIDADE ENZIMÁTICA, AS ENVIA AO GOLGI QUE LIBERA LISOSSOMOS.
INDICA O PROCESSO DE CLASMOCITOSE QUE É A ELIMINAÇÃO DOS EXCRETAS CELULARES.
COMPLEXO DE GOLGI LIBERANDO VESÍCULAS COM ENZIMAS DIGESTIVAS.
AS VESÍCULAS VINDAS DO GOLGI, FUNDEM E FORMAM GRUPOS MAIORES,
INÍCIO DA FORMAÇÃO DO ACROSSOMO.
ACROSSOMO FORMADO
OBSERVE A AÇÃO DAS ENZIMAS DIGESTIVAS NA FECUNDAÇÃO. O ACROSSOMO LIBERA ESSAS ENZIMAS DIGESTIVAS QUE IRÃO PROPORCIONAR A DIGESTÃO DO SETOR MEMBRANAR DO ÓVULO PERMITINDO ASSIM A FUSÃO DE MEMBRANAS.
CENTRIOLOS: SÃO ORGANELAS MICROTUBULARES FORMADAS PELA PROTEÍNA TUBULINA.
CADA COMPONENTE AZUL É UMA MOLÉCULA DE TUBULINA. VEJA QUE SUA POLIMERIZAÇÃO FORMA UM MICROTÚBULO.
LOGO, O CENTRÍOLO SERÁ FORMADO POR 09 CONJUNTOS DE 03 MICROTÚBULOS.
FUNÇÕES DOS CENTRÍOLOS
1ª) FORMAÇÃO DO APARELHO DE DIVISÃO CELULAR:
OBSERVE NA ANIMAÇÃO QUE OS CENTRÍOLOS DUPLICAM, MIGRAM AOS PÓLOS CELULARES, ACOPLAM NOS CROMOSSOMOS, OS SEPARAM E A CÉLULA SE DIVIDE.
2ª) FORMAÇÃO DOS CÍLIOS E