celulas
2014/2015
Professora: Maria João Oliveira
Como se pode observar a organização de uma célula
Autores: Alexandre Martins 10ºD Nº1 Guilherme Damião 10ºD Nº9 Guilherme Oliveira 10ºD Nº10
Data: 01/02/2015 - 19/02/2015
Índice
Introdução
Existem dois tipos de células, eucarióticas e procarióticas. As células eucarióticas comparadas com as células procarióticas são organismos muito complexos, pois apresentam um conjunto de organitos celulares mais elaborados, mas a principal diferença está na organização do material genético, já que nas células eucarióticas o material genético está organizado no núcleo individualizado, encontrando-se, por isso, separado do resto da célula; nas células procarióticas o material genético não se encontra num núcleo delimitado, estando espalhado no citoplasma da célula.
As células eucarióticas podem ser animais e vegetais, estas células estão presentes em quase todos os grupos de seres vivos, desde as formas de vida mais complexas a seres unicelulares.
As células vegetais e as células animais distinguem-se com base na presença ou ausência de alguns organitos. A parede celular, os cloroplastos e os vacúolos desenvolvidos encontram-se nas células vegetais, já os centríolos e os lisossomas surgem apenas nas células animais.
A técnica que se usou foi a técnica de montagem como se pode observar na imagem.
Esta técnica consiste em colocar-se o material entre a lâmina e a lamela: segurando a lamela, com a ajuda de uma agulha de dissecção, de modo a que faça um ângulo de 45º com a lâmina, deixando cair a lamela lentamente. Esta técnica pode ser considerada como um complemento de outras.
Nesta experiência usamos 3 corantes: vermelho neutro, azul de metileno e água iodada. O vermelho neutro é utilizado para destacar os vacúolos, a água iodada tem como