Celulas Troncos
As células troncos são células com capacidades de renovação podendo gerar vários tipos de células formando diferentes tecidos do corpo humano.
As células troncos embrionárias tem a capacidade de se diferenciar em diversos tipos celulares como o tecido sanguíneo, ósseo, muscular, etc. Nos organismos adultos as células troncos tem a função de reparar danos celulares no organismo.
Células-tronco embrionárias - retiradas de embriões humanos;
Células-tronco fetais - retiradas de tecidos fetais;
Células-tronco umbilicais - retiradas do cordão umbilical;
Células-tronco adultas - retiradas de tecidos adultos.
A utilização dessas células com fins terapêuticos tem se tornado cada vez mais promissora, principalmente para pessoas com doenças degenerativas e com danos ao sistema nervoso. Também são muito úteis no combate às doenças cardiovasculares, neurodegererativas, mal de Parkinson, diabetes juvenil e lesões na medula.
As células-tronco são células indiferenciadas, ou seja, células não especializadas, que podem ser definidas por duas propriedades peculiares: auto renovação e potencial de diferenciação. A auto renovação é a capacidade que as células-tronco têm de proliferar, gerando células idênticas à original (outras células-tronco). O potencial de diferenciação é a capacidade que as células-tronco têm de, quando em condições favoráveis, gerar células especializadas e de diferentes tecidos.
Observe o esquema a baixo:
De acordo com seu potencial a célula tronco é classificada em três níveis diferentes, células totipotentes, pluripotentes e multipotentes. Conheça cada um desses níveis:
Células troncos Totipotentes é o único tipo capaz de originar um organismo completo. Tendo a capacidade de gerar todos os tipos de células e tecidos do corpo, incluindo tecidos embrionários e extra embrionários (como a placenta, por exemplo). Um dos únicos exemplos de células-tronco totipotentes são o óvulo fecundado (zigoto) e as primeiras células