celulas tronco
Professor: Roberto Câmara
Aluna: Isabela Souza
Turma: 014
Tema: Células Tronco
Quais são os diferentes tipos de células tronco?
Células tronco aparecem em diversas formas. Os cientistas acham que cada órgão do nosso corpo possui seu próprio tipo de células tronco. Por exemplo, nosso sangue é formado por células tronco de sangue (também conhecidas como hematopoiéticas). No entanto, as células tronco também estão presentes nos estágios mais precoces do desenvolvimento humano, e quando os cientistas as reproduzem, estas são chamadas “células tronco embrionárias”. A razão pela qual os cientistas são entusiasmados com células tronco embrionárias é que a função natural destas células é construir cada órgão e tecido de nossos corpos. Por exemplo, enquanto uma célula tronco de sangue pode fazer sangue, uma célula tronco embrionária pode fazer osso, pele, cérebro, sangue, entre outros. Além disso, as células tronco embrionárias são programadas pela natureza para construírem tecidos e até mesmo órgãos, enquanto as células tronco de adultos não são. Isso significa que as células tronco embrionárias tem uma maior capacidade natural de reparar órgãos doentes.
Células tronco adultas são encontradas em diversos tecidos, como a medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placenta, e outros. Estudos recentes mostram que estas células estaminais têm uma limitação na sua capacidade de diferenciação, o que dá uma limitação de obtenção de tecidos a partir delas. Vale lembrar que células-tronco, também conhecidas como células-mãe ou células estaminais, são células que possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a células semelhantes às progenitoras.
As células-tronco de embriões têm ainda a capacidade de se transformar, num processo também conhecido por diferenciação celular, em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue. Devido a essa característica, as células-tronco são importantes,