Celulas da glia
LANITA DE PAULA
CÉLULAS NEUROGLIAIS:
Células não neuronais do Sistema Nervoso Central
Londrina
2013
LANITA DE PAULA
CÉLULAS NEUROGLIAIS:
Células não neuronais do Sistema Nervoso Central
Trabalho sobre as células da glia apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito para a obtenção de conhecimentos acerca do Sistema Nervoso.
Orientadora: Prof. Jannet Maria de Souza
Londrina
2013
SUMÁRIO
I - INTRODUÇÃO 03 1.1 OBJETIVO 03 1.2 JUSTIFICATIVA 03
II – CÉLULAS DA GLIA 04 2.1 SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO (SNP) 04 2.2 GRUPOS DE CÉLULAS DO SNP 04 2.3 SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC) 05 2.4 GRUPOS DE CÉLULAS DO SNC 05
III - CONCLUSÃO 08
IV - ANEXOS 09
V - BIBLIOGRAFIA 20
I – INTRODUÇÃO
1.1 Objetivo
O presente trabalho trata da morfologia e do funcionamento das seguintes células neurogliais: Oligodendrócitos, Micróglias, Astrócitos, Células Ependimárias, Células de Schwann e Células Satélites. Também ocorre uma pequena abordagem sobre o Sistema Nervoso Central e o Sistema Nervoso Periférico para maior compreensão do conteúdo.
1.2 Justificativa
Pelo fato de que a Psicologia envolve estudos acerca do Sistema Nervoso, torna-se necessário obter domínio sobre as células neurogliais devido a sua importância funcional. Assim, os conhecimentos obtidos no momento atual poderão ser utilizados na atuação profissional após a conclusão do curso.
II – CÉLULAS DA GLIA
As células da glia ou células neurogliais são especializadas, de suporte e não neuronais, dentro do Sistema Nervoso Central, em íntima associação com os neurônios e vasos sanguíneos. Elas não transmitem informações, mas dão proteção, alimento, apoio estrutural às células nervosas e, assim, mantem a homeostasia.
Há vários tipos de células neurogliais, cujas formas, funções e localizações são muito diferentes. São divididas em dois grandes grupos: O primeiro é representado pelas células de Schwann e