celula
A invenção do microscópio em 1590, por Jansen, permitiu a descoberta da existência da célula, uma vez que esta apresenta reduzidas dimensões. Mais tarde, e em consequência de várias observações, Schleiden e Scwann formularam a Teoria Celular.
Esta teoria afirma que a célula é a unidade básica, estrutural e funcional de todos os seres vivos. Todas as células provêm de células pré-existentes. A célula é a unidade fundamental de reprodução, hereditariedade e desenvolvimento dos seres vivos.
A célula é o centro para a compreensão dos processos biológicos que ocorrem nos seres vivos.
A célula divide-se em dois grandes grupos: células procarióticas e células eucarióticas.
Células procarióticas
A célula procariótica é caracterizada por ter uma constituição muito simples, e sem núcleo individualizado e com um reduzido número de organelos, normalmente só possuem ribossomas. O material genético presente neste tipo de células, é apenas uma molécula de ADN circular que não está associada a proteínas e encontra-se espalhada pelo citoplasma.
Fig. 1 Célula Procariótica
Células Eucarióticas
Pensa-se que este tipo de células tenha evoluído a partir das células procarióticas.
As células eucarióticas possuem núcleo individualizado e um invólucro que delimita o material genético.
Estas células são também, mais complexas do que as procarióticas, devido à sua organização estrutural. Possuem um sistema membranar interno, bastante complexo, constituído por retículo endoplasmático, mitocôndrias, aparelho de Golgi, cloroplastos, vacúolos, parede celular, centríolos, lisossomas, ribossomas e citoesqueleto.
As células eucarióticas dividem-se em dois tipos: células eucarióticas animais e células eucarióticas vegetais.
Fig. 2 Célula eucariótica animal
Fig. 3 Célula eucariótica vegetal
Componentes celulares
As células são a unidade básica da vida, e por isso apresentam uma grande variedade morfológica que está directamente relacionada com a função