CELULA
Parte1
A unidade funcional básica do corpo e a célula e cerca de 75 trilhões de célula formam o corpo humano. Cada uma delas e, de per si, um organismo vivo capaz de existir de realizar reações químicas e de contribuir, com sua parte, para o funcionamento global dos organismos. A célula e a menor unidade do ser vivem isto e, capaz de exercer a função básica do organismo: metabolismo, crescimento, movimento, multiplicação e herança. O crescimento, a multiplicação e a transmissão são hereditárias são possíveis graças à divisão celular.
As células são formadas em sua maior parte, por cinco substancias básicas: água, proteínas, massa celular, carboidratos e vários íons. Cada célula contém muitas estruturas físicas altamente organizadas, chamada Organelas. As característica e funções de alguma das principais organelas são: membrana celular; membrana nuclear; reticulo endoplasmático; complexo golgi; mitocôndrias; lisossomos; núcleo.
Parte 2
Membrana celular envolve a célula é uma estrutura notável, é uma estrutura elástica e muito delgada. Não apenas semipermeável, permitindo a passagem de algumas substancia enquanto excluem outras
Membrana nuclear é semelhante á membrana celular, exceto por separar o nucleoplasma do citoplasma circundante. Na verdade, é uma dupla membrana, formada por dois folhetos bimoleculares, cada um semelhante ao que forma a membrana celular. Mesmo assim, a membrana nuclear é bem mais porosa que a membrana celular.
O retículo endoplasmático é formado por um conjunto de membranas que delimitam cavidades das mais diversas formas formando CISTERNAS. Estende-se a partir do envoltório nuclear e percorre grande parte do citoplasma formando uma rede que se intercomunica. O retículo endoplasmático pode ser considerado uma rede de distribuição, levando material de que a célula necessita de um ponto qualquer até o seu ponto de utilização. O retículo endoplasmático tem, portanto, função de transporte.