Celso russomano
Sobre este tema, o candidato propõe cinco projetos, o primeiro sugere que haja um programa para utilizar os edifícios do centro da cidade para moradias sociais e também para a terceira idade e estudantes universitários.
O Centro de São Paulo ainda esse ano e no ano passado (2012 e 2011), teve grande parte de seus edifícios invadidos pela Polícia Militar que cumpria ordem da prefeitura para desapropriar os moradores de rua que invadiram os prédios.
Em seguida, ele propõe criar condições de “regularização de terrenos populares” e interferir na urbanização local.
Não está claro o que são esses terrenos populares que não estão regulamentados. Se forem públicos, não deve regulamentar nada. E se forem privados, devem ser retomados em princípio.
A apropriação de um espaço comum com o intuito de segmenta-lo a determinados grupos de pessoas, pode comprometer a urbanização local e gerar mais problemas do que soluções.
A terceira proposta para Habitação do candidato é reurbanizar as comunidades e fornecer melhores condições de moradia. Acredito que essa proposta entre no mérito de urbanização, portanto vou desconsiderá-la.
A quarta proposta diz o seguinte: “Mapear edificações urbanas no centro, com objetivo de implantar condomínios profissionais e sociais”.
O que na verdade, não deixa de ser apenas outra maneira de escrevermos a primeira proposta. E outra vez barrar na questão da ocupação dos prédios no centro da cidade.
A “quinta” e última proposta para a Habitação, implica em intervir em áreas degradadas para construir moradias sociais e reassentar famílias que estão em áreas impróprias ou de risco.
De fato esse caso é deveras complexo, porém, se a área que ele pretende atuar está degradada, talvez seja apenas mais uma área imprópria para acomodar essas famílias.
PROPOSTAS DE CELSO RUSSOMANNO PARA:
CULTURA, ESPORTE E JUVENTUDE.
Os temas abordados acima foram distribuídos em 16 propostas. O candidato