celso monteiro
Em 1948, é feito doutor em economia pela Universidade de Paris, com a tese "A economia colonial brasileira". De volta ao Brasil, junta-se ao quadro de economistas da Fundação Getúlio Vargas, trabalhando na revista Conjuntura Econômica. Em 1949, foi para o Chile trabalhar no CEPAL. Nove anos depois, em 1958, se desligou do CEPAL para ser diretor do BNDES.
Em 1961, como criador e superintendente da SUDENE, encontra-se em Washington com o presidente John Kennedy, cujo governo decide apoiar um programa de cooperação com o órgão. Semanas depois, reúne-se com o ministro Ernesto Che Guevara, chefe da delegação cubana à Conferência de Punta del Este, para discutir o programa da Aliança para o Progresso.
Em 1962, é nomeado, no regime parlamentar, o primeiro titular do Ministério do Planejamento, quando elabora o Plano Trienal apresentado ao país pelo presidente João Goulart. No ano seguinte, deixa o Ministério do Planejamento e retorna à Superintendência da SUDENE, onde concebe e implanta a política de incentivos fiscais para os investimentos na região Nordeste.
Em 1964, com o golpe militar, teve seus