Celoma
Folhetos embrionários: é uma camada de células que surge no embrião logo após a gastrulação.
Hospedeiro intermediário: é aquele que abriga o parasita na fase larval; de reprodução assexuada.
Hospedeiro definitivo: é aquele que abriga o parasita em fase sexual; reprodução sexuada.
Classe: categorização científica dos seres vivos.
Excreção: é a eliminação de produtos do metabolismo que devem ser eliminados do organismo.
Poríferos:
Animais dotados de poros por todo o corpo e com um aspecto esponjoso, macio e flexível. São também chamados de espongiários. Podem viver isolados ou em colônias e são filtradores.
Celoma: Os poríferos são acelomados, assim não possuem celoma, pois têm uma organização simples, não possuem tecidos verdadeiros ,pois em sua camada externa e interna as células, não apresentam músculos, sistema nervoso, nem órgãos internos. Se desenvolvem somente até a blástula.
Numero de folhetos embrionários: Devido se desenvolverem somente até a blástula não formam, tanto celoma, quanto folhetos embrionários.
Célula principal: Coanócito. Cada coanócito possui um longo flagelo. O batimento dos flagelos promove um contínuo fluxo de água do ambiente para o átrio do animal. A essa água estão misturados restos orgânicos e microorganismos, são capturados e digeridos pelos coanócitos.
Doenças: Não transmitem doenças, porém possuem fibras irregulares de espongina contendo escleroproteína que possuem enxofre, quem em contato com a pele suas espículas penetram e consequentemente há a inoculação da peçonha, que produz reações alérgicas.
Classes: Estão divididos em três classes:
Calcaria: possuem espículas de carbonato de cálcio. São exclusivamente marinhas e apresentam espécies asconóides (possuem um átrio único), siconóides (apresentam uma série de dobras na parede do corpo,