celly
A informação é o conteúdo da comunicação, a comunicação tem como objetivo informar, educar e entreter.
Multidão: Comandada por ferormônios , todas são contagiados e passam a agir como uma pessoa só de forma irracional, o individuo age em multidão para não ser percebido, é gerada a partir de um acontecimento emocionante. Manipulada.
A massa não tem proximidade física, as pessoas são isoladas e repetem as informações dos MCM’s, a massa precisa de um ser pensante para funcionar. A mídia cria a massa, e também o publico que toma as próprias decisões e age sozinho.
Teoria Hipodérmica: manipulação através da sociedade de Massa, não tem um teórico principal, primeira teoria. Comprovada através do modelo de Laswell:
Quem > Diz o que > Através de qual canal > A quem > Com qual efeito
Teoria da Persuasão
Revisa a Teoria Hipodérmica, utiliza de estudos de aspectos psicológicos, não há manipulação e sim um direcionamento, segundo esta teoria é possível obter resultados positivos contanto que a mensagem seja realizada adequadamente. Palavra chave: convencimento. Faz o individuo se interessar pela mensagem a partir do seu contexto sócio-cultural.
Obtem informações, pq o individuo só aceita o que te agrada, memória selestiva: lembrar da msg a partir de informações que combinam com suas opiniões próprias.
Two step flow > Teoria da Influência
Não só os MCMs influenciam, os relacionamentos sociais também, continua a teoria da persuasão, tem um influenciador. Ex: Faustão, reclameaqui.
O contexto social da pessoa influencia nas decisões a serem tomadas, a tomada de decisão é a consequência do processo de persuadir. Tem formadores de opinião.
Teoria Funcionalista
Não existe efeitos, existe funções que nós temos no complexo social. Laswell foi o pai da teoria, pesquisou sobre ruídos e chamou estes de disfunções
As principais disfunções são as narcotizantes: o excesso de conteúdo e informações. Acontece quando há um fluxo livre de