Celebridade
INTRODUÇÃO 2 Princípios Fundamentais do Controlo de Gestão 3 Organizações Funcionais 3 Relação Entre Planeamento e Controlo 4 Classificação 5 Gestor Descentralizado – Conceito 5 Pirâmide da Estrutura Organizacional 5 Instrumentos do Controlo de Gestão 6 Planeamento Estratégico 6 Planeamento Operacional 6 CONCLUSÃO 7 BIBLIOGRAFIA 8
INTRODUÇÃO
O Controlo de Gestão e as Teorias Organizacionais A estratégia de uma organização tem uma enorme influência no desenho e tipo de estrutura organizacional que irá ser implementada. O tipo de estrutura escolhido para a organização, por sua vez, influencia o desenho do sistema de controlo de gestão que deverá ser escolhido, e posteriormente implementado. Existem organizações bastante variadas, quer em tamanho quer em objecto social, mas as suas estruturas podem ser agrupadas em 3 grandes categorias.
Organização funcional: Em que cada gestor tem a responsabilidade por uma função especifica como produção ou marketing.
Unidade de negócio: Em que cada gestor é responsável pela maior parte da sua unidade de negócio, e que esta funciona quase como uma companhia independente da primeira.
Organização em matriz: Cada unidade funcional tem responsabilidades divididas e partilhadas.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO CONTROLO DE GESTÃO
Os princípios do controlo de gestão são:
Estabelecer objectivos de natureza diversa, descentralizar e delegar poderes aos respectivos responsáveis de cada secção, de forma a haver uma boa coordenação entre os mesmos, organizando convergências de interesses entre cada sector.
As decisões devem ser traduzidas em acção, quantificando o futuro e actuando mais sobre os homens do que sobre os números, sancionando e recompensando, as más ou boas decisões, sendo que os actores de primeira linha são muito mais os responsáveis operacionais do que os controladores de gestão.
Orçamento
1) ORGANIZAR A COERÊNCIA NO TEMPO
Estratégia
Plano
Programa
2) CONTRIBUIR PARA A CONVERGÊNCIA DE OBJECTIVOS
3)