Celebridade 2
Seminário dos Alunos de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio
07, 08 e 09 de novembro de 2012
Celebridade 2.0: um novo tipo de talento1
Renata de Souza PRADO2
Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo perceber e entender o novo status das celebridades na sociedade atual, mais especificamente dentro do universo da internet e das redes sociais.
Serão analisadas as formas como as ferramentas e plataformas permitem essa configuração, e como se dão as relações de poder e admiração entre fã e celebridade. Será feita também uma reflexão das conseqüências desse cenário à luz dos direitos humanos.
PALAVRAS-CHAVE: Celebridades; internet; direitos humanos; superexposição; violação de privacidade.
INTRODUÇÃO
Uma matéria recente de uma revista sobre tecnologia falava justamente sobre a questão das celebridades na internet: não importa a plataforma, as pessoas sempre procurarão uma maneira de fazer com que haja ali um grupo de destaque. Portanto o ciberespaço não foge à regra: existirão pessoas que tem um maior destaque frente às restantes, grupo este que se convencionou chamar webcelebridades.
A busca do homem pela fama é algo que pode ser caracterizado como inerente ao indivíduo. Para entender um pouco dessa sede pelo poder, relembramos um mito bastante difundido, o de Narciso, em que o jovem rapaz, enamorado e inebriado pela própria imagem no reflexo de um rio acaba afogando-se, perdido na contemplação de sua própria beleza. Há de se perceber que a palavra chave no caso do processo de consagração de uma celebridade é sempre um talento a se destacar. Pode-se observar porém uma mudança de
1
Trabalho apresentado no GT Cultura e Tecnologia do VIII Seminário de Alunos de Pós-Graduação em Comunicação da
PUC-Rio.
2
Mestrando do Curso de Comunicação da Facomb-UFG. Orientador: Magno Medeiros. Email: renata.prado@gmail.com.
IX POSCOM
Seminário dos Alunos de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio
07, 08 e 09 de