Cel Diagrama funcional de Blocos
Diagrama:
Conceito Geral:
Os circuitos sintonizados do receptor funcionam em uma frequência fixa e pré-determinada, chamada de F.I (frequência intermediária) para evitar a alteração da banda passante com a variação de frequência. Isso é possível pois há uma etapa de R.F. (radiofrequência), um filtro que seleciona a frequência desejada e é variada junto a outra frequência originária do oscilador local (um gerador de radiofrequência localizado no interior do receptor), é possível modificar as duas frequências simultaneamente através de um capacitor variável de dupla seção.
O misturador efetua o produto das duas tensões recebidas, entre o sinal da emissora e o do oscilador local, tem-se:
fol – f0 tem de ser um valor constante para qualquer que seja a frequência do sinal obtido em R.F. e quem faz essa função é o oscilador local, onde o valor da frequência padronizada para AM-DSB é de 455 KHz.
Os amplificadores de F.I. desprezam fol + f0 mas amplificam o sinal fol - f0 para tornar o seu nível adequado para o detetor.
O próximo passo é a passagem por um amplificador de áudio qualquer chegando assim ao seu destino, o alto-falante.
Divisão dos blocos e seus determinados conceitos:
1 - Etapa de Radiofrequência
Composta por um circuito LC ajustada através do capacitor variável e o indutor exerce a função de acoplamento à antena ou em muitos casos como a própria antena. Somente recebe o sinal pela antena.
2 - Misturador
Basicamente o sistema é composto por um transistor que na base se conecta ao sinal R.F. escolhido e no emissor recebe o sinal do oscilador local. Gera então no coletor a diferença dos sinais, pois trabalha com o coletor sintonizado na F.I. (455KHz).
3 - Oscilador Local
Ele aproveita a corrente de coletor do transistor do misturador para realimentá-la por um circuito sintonizado ao emissor do mesmo transistor, assim obtendo a realimentação positiva levando-o a oscilar.Existem também outros