Cegueira de jorge
Nota: Se procura o filme, veja Ensaio sobre a Cegueira (filme).
Ensaio sobre a Cegueira
Autor (es) José Saramago
País Portugal
Género romance
Editora Editorial Caminho
Lançamento 1995
Páginas 310 (original)/425 (a partir da 18ª edição)
ISBN 972-21-1021-7
Edição portuguesa
Edição brasileira
Editora Companhia das Letras
Páginas 312
ISBN 8571644950
Cronologia
Último
O Evangelho Segundo Jesus Cristo
Todos os Nomes
Próximo
Ensaio sobre a Cegueira é um romance do escritor português José Saramago, publicado em 1995 e traduzido para diversas línguas. A obra se tornou uma das mais famosas de seu autor, juntamente com Todos os nomes, Memorial do Convento e O Evangelho segundo Jesus Cristo.
Esconder Aos olhos do autor
"Este é um livro francamente terrível com o qual eu quero que o leitor sofra tanto como eu sofri ao escrevê-lo. Nele se descreve uma longa tortura. É um livro brutal e violento e é simultaneamente uma das experiências mais dolorosas da minha vida. São 300 páginas de constante aflição. Através da escrita, tentei dizer que não somos bons e que é preciso que tenhamos coragem para reconhecer isso."
Topo da secção
Esconder Resumo/contexto da obra literária
A cegueira começa num único homem, durante a sua rotina habitual. Quando está sentado no semáforo, este homem tem um ataque de cegueira, e é aí, com as pessoas que correm em seu socorro que uma cadeia sucessiva de cegueira se forma… Uma cegueira, branca, como um mar de leite e jamais conhecida, alastra-se rapidamente em forma de epidemia. O governo decide agir, e as pessoas infetadas são colocadas em uma quarentena com recursos limitados que irá desvendar aos poucos as características primitivas do ser humano.
A força da epidemia não diminui com as atitudes tomadas pelo governo e depressa o mundo se torna cego, onde apenas uma mulher, misteriosa e secretamente manterá a sua visão, enfrentando todos os horrores que serão causados, presenciando