CEFET
PROVA DE PORTUGUÊS
1. Estudo de texto: interpretação, textualização dos discursos citados e relatados: discurso direto e indireto; Tipos de intertextualidade: epígrafe, citação, alusão, referência, paráfrase e paródia. Metalinguagem. Efeitos de sentido. 2.Texto e textualidade: tipos e gêneros textuais; fatores de textualidade: coesão e coerência; processos argumentativos: citação, opinião, analogias, exemplificação, contrastes, temporalidade entre outros. 3.
Variação linguística: as diversas modalidades de uso da língua. 4. Denotação e conotação; figuras de Linguagem. 5. Sintaxe: emprego das regras de acentuação; emprego e colocação de pronomes; emprego de modos e tempos verbais;emprego de regência verbal e nominal; emprego de concordância verbal e nominal; emprego da crase; emprego dos sinais de pontuação; estruturação do período simples e do período composto.
REDAÇÃO OFICIAL: a impessoalidade; a linguagem dos atos e comunicações oficiais; formalidade e padronização; concisão e clareza; emprego dos pronomes de tratamento; Padrão ofício: partes do documento no padrão ofício; forma de diagramação; aviso, ofício, memorando, exposição de motivos, mensagem, telegrama; definição e finalidade; forma e estrutura. BIBLIOGRAFIA: BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007. BECHARA, Evanildo. Moderna gramática brasileira. Rio de Janeiro: Lucena, 2010. CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. São Paulo, Ática, 1991. CUNHA, Celso; CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013. FIORIN, J.
Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto leitura e redação. São Paulo: Ática,
2003. KOCH, Ingedore Villaça. A argumentação pela linguagem. 4ªed. São Paulo: Cortez,
1996. KOCH, Ingedore Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A Coerência Textual. 17ed.