Ceee/ análise patrimonial
Depois de feita a análise e a interpretação dos quocientes econômicos e financeiros, baseados no balanço patrimonial e na Demonstração do Resultado do Exercício da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica) dos períodos de 2009, 2010 e 2011, obtêm estas informações:
• Endividamento:
A Companhia Estadual de Energia Elétrica apresenta boa situação nos quocientes de Estrutura de Capitais, apresentando sempre uma boa folga para o pagamento das suas obrigações com todos os índices apresentando melhora no último período dos três analisados, apenas o de composição do endividamento apresentou aumento, mostrando que aumentaram os compromissos de curto prazo em relação aos dois últimos exercícios.
• Liquidez:
Quanto a Liquidez a empresa está em situação favorável, no quociente de liquidez geral a empresa vem evoluindo ano a ano com pequena variação, enquanto nos quocientes de liquidez corrente e seca em 2009 apresentava números perto do limite tendo em 2010 uma leve piora, mas com uma ótima recuperação nos índices apurados no exercício de 2011. O quociente de liquidez imediata apresenta número abaixo do nível médio, mas não significando que a estatal não tenha condições de honrar suas obrigações de curto prazo, pois estes valores são muito altos e a empresa deve ter sua política de recursos disponíveis.
• Rentabilidade:
O giro do ativo apresenta números parecidos nos períodos analisados não mostrando variação considerável, algo em torno dos 20% o que faz seu ativo girar em 5 anos, o que pode-se dizer que é um nível baixo. Já os outros três índices apresentam grande disparidade considerando o ano de 2009 em que o lucro líquido teve um rendimento muito acima do normal devido a outras receitas operacionais. Mas considerando os outros anos onde voltou à normalidade, a empresa mostra baixo rendimento nestes quocientes, não sendo uma empresa que onde os recursos aplicados deem bons lucros aos seus investidores.
• Situações