Cecilia Meireles
CECILIA MEIRELES
Cecília Meireles é uma das grandes escritoras da literatura brasileira e também da segunda geração modernista no Brasil.
Cecília Meireles e Rachel de Queiroz foram as primeiras mulheres a conquistar o reconhecimento na literatura brasileira. Seus poemas encantam os leitores de todas as idades. Nasceu no dia 7 de novembro de 1901, no bairro da Tijuca na cidade do Rio de Janeiro e seu nome completo era Cecília Benevides de Carvalho Meireles.
Sua infância foi marcada pela dor e solidão, pois perdeu a mãe com apenas três anos de idade e o pai não chegou a conhecer (morreu antes de seu nascimento). Foi criada pela avó Dona Jacinta e pela babá (Pedrina). As duas contavam histórias para Cecília: a avó contava fatos e lendas sobre a terra dos seus antepassados (arquipélago de Açores) e Pedrina falava do folclore. Por volta dos nove anos de idade, Cecília começou a escrever suas primeiras poesias.
Em 1910, concluiu o curso primário e recebeu das mãos do poeta Olavo Bilac (o inspetor de ensino na época) uma medalha de ouro com seu nome gravado, prêmio pelo esforço e dedicação durante o curso.
Formou-se professora (cursou a Escola Normal entre os anos de 1913 e 1916 estudou línguas, literatura, música,folclore e teoria educacional.). e com apenas 18 anos de idade, no ano de 1919, publicou seu primeiro livro “Espectro” (elogiado pela crítica). Embora fosse o auge do Modernismo, a jovem poetisa foi fortemente influenciada pelo movimento literário simbolista.
No ano de 1922, Cecília casou-se com o pintor Fernando Correia Dias. Com ele, a escritora teve três filhas : Maria Elvira, Maria Mathilde e Maria Fernanda
Sua formação como professora e interesse pela educação levou-a a fundar a primeira biblioteca infantil do Rio de Janeiro no ano de 1934 e em 1935 começou a lecionar Literatura Luso-Brasileira e