Ceagesp
Saneamento Ambiental no CEAGESP
RESUMO
Saneamento ambiental são ações para a sociedade, com o objetivo de fazer com que todos tenham acesso ao abastecimento de água potável, coleta e disposição sanitária de resíduos sólidos e líquidos, limpeza urbana , disciplina sanitária de uso do solo, drenagem urbana, controle de doenças transmissíveis, para proteger e melhorar as condições de vida da população.
1 – INTRODUÇÃO 1) Qual o ponto crítico de higiene do CEAGESP? (TADEU) 2) Qual a Providência a ser tomada para que não ocorram enchentes? (MARCOLA) 3) O que é Saneamento Ambiental? (ANDERSON) 4) Quais os impactos causados para os moradores que residem em torno do CEAGESP em relação ao saneamento ambiental no local? (HEITOR)
Segundo a CEAGESP (2003), das 10 mil toneladas de produtos comercializados diariamente, 1% vai para o lixo, representando 100.000 Kg/dia. Além disso, boa parte deste montante é composto de alimento ainda viável para o consumo. De um modo geral, as Ceasas a nível nacional tem destinado sua produção de resíduos sólidos para aterros sanitários. Essa realidade fortalece a necessidade de se reaproveitar os resíduos sólidos com o intuito de minimizar os impactos ambientais causados pelos lixões, como doenças, além de favorecer a redução da poluição do solo, da água e do ar.
Algumas Centrais de Abastecimento tem feito uma coleta seletiva dos produtos orgânicos sem valor comercial, mas que ainda se encontram em perfeitas condições nutricionais para o consumo humano, para serem doados para programas de responsabilidade social.
Outra forma de solucionar esta problemática poderia ser a reciclagem dos resíduos orgânicos por meio da compostagem. Na Portaria nº 15/96 de 23 de Janeiro (alínea I, número 23) define-se compostagem como um “processo de reciclagem onde há degradação biológica aeróbia ou anaeróbia de resíduos orgânicos de modo a proceder à sua estabilização, produzindo uma substância