cdghdshdh
793 palavras
4 páginas
VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LITERATURA BRASILEIRA:LITERATURA, VAZIO E DANAÇÃO
Mesa Plenária: Sertão: Esse vazios- o mal em Guimarães Rosa
A professora Ivana Ferrante Rebelo, apresentou o seu estudo a partir do tema “Matar de ouvido: O mal e a Danação no sertão Rosiano- Uma leitura da Estória de Maria Mutema”. Segundo ela o mal não decorre da natureza. Maria Mutema aparece como potência transgredora. Ela é o sertão. Trata-se de uma mulher que mata dois homens: o marido e o padre. Mata o padre pelo ouvido, ao transmitir o verbo e o marido com chumbo quente também no ouvido. E pelo ouvido ela se retrata, ao falar para o povo de seu crime.
O professor Osmar Pereira Oliva tratou do tema “Fúria de Jagunços- Dois episódios de danação no grande sertão: Veredas”. Sua leitura fala de diversos personagens que norteiam o sertão, tais como: um velho cego, retirantes, prostitutas, sertanejo, entre outros. O estudo é direcionado a dois episódios: a tentativa de atravessar o Liso do Sussurão e o cerco que os iracundos faz ao bando de Riobaldo, onde acontece uma matança de cavalos. Percebem-se muitos crimes cometidos de maneira canabalista.
Já a professora Edwirgem Aparecida Ribeiro Lopes faz uma leitura de “Ficção, história, morte e desilusão em Amanhecer, de Lúcia Miguel Pereira”. Sua leitura permite inferir que há influência do contexto político e ideológico da época que a obra foi escrita. Maria é a personagem principal que revela suas experiências, para ela a morte de uma mulher em uma casa “melhor” tem haver com seu destino, levando a criar fantasias insuficientes para realizar seus sonhos.
Sessão de Comunicação: Literatua e Semiótica
A mestranda em Literatura/ UNB, Jocileide da Costa Silva, apresentou seus estudos cujo tema era” Nomadismo e Perversão: Transitando entre o Romance Lolita de Nabokov e o filme Homônimo de Kubrick”. No romance Lolita de Nabokov, e no filme Homônimo de Stanley Kubrick são analisados os lugares e as formas de deslocamentos presente