CD
Planejamento de CD
-O planejamento deve ser o mais completo possível, definindo as ações que serão realizadas antes, durante e após os distúrbios..
PLANO DE INFORMAÇÕES -A fim de se permitir um adequado e eficiente planejamento para fazer face às manifestações, é preparado um plano de Informações, no qual devem estar contidos os Conhecimentos Necessários, os quais deverão abranger, pelo menos, os seguintes dados: -prováveis locais dos distúrbios; -causas prováveis dos distúrbios; -classes de pessoas envolvidas; -número estimado de pessoas envolvidas. -número estimado de pessoas envolvidas. -prováveis áreas de reunião; -lideres conhecidos; -plano e atividades dos agitadores; -simpatizante do movimento. -depósito de armas e materiais dos agitadores; -localização de edificações importantes; e -localização de sistemas de comunicações, utilidades públicas e depósitos de inflamáveis.
Identificação dos manifestantes
-Na fase do planejamento das operações, deve ser considerada a utilização de máquinas fotográficas e filmadoras, as quais se constituem em valiosos instrumentos para posterior identificação de certos manifestantes, quando em atividades na área dos distúrbios.
-Por outro lado, na hipótese de atuação da tropa vir a ser questionada publicamente, pela imprensa, líderes de movimentos, integrantes de quaisquer poderes e etc., o registro de imagens poderá, eventualmente, ser de grande utilidade para esclarecer os fatos.
Diretiva para emprego de tropa em CDC
→As operações de CD deverão ser executadas tendo como base a diretiva para emprego da tropa, qual deverá conter, entre outros, os seguintes dados: -reforços disponíveis em material e pessoal; -possibilidade do inimigo interno ou dos prováveis grupos de atuantes; -tarefa do elemento de CD; -idéia geral de como será conduzida a operação; -medidas de coordenação; -meios e procedimentos para a ligação, observação e comunicações. -procedimentos com prisioneiros;