CCD pimentão
Experimento 8. CROMATOGRAFIA EM CAMADA DELGADA (CCD) de Pimentões
Questões
4.1. Qual é o estado físico da fase móvel (FM) e da fase estacionária (FE) na cromatografia em camada delgada (CCD)?
A fase móvel é o hexano e acetona que são líquidos e foram utilizados 19 mL de hexano e 1 mL de acetona. A fase estacionária é a placa de gel de sílica que é sólida.
Rf para pimentão vermelho:
Rf= =
Rf= =
Rf= =
Rf= =
Rf para pimentão amarelo:
Rf= =
Rf= =
Rf= =
Rf= =
Rf para pimentão verde:
Rf= =
Rf= =
Rf= =
4.2. Com que finalidade a solução de pigmentos é lavada com água? Para separar a fase orgânica da inorgânica, ou seja, separar a fase aquosa.
4.3. Por que o sulfato de sódio anidro é adicionado à solução de pigmentos? Para que ele solidifique a água e separe o que resta da fase inorgânica e orgânica, para que ficasse bem separado deveríamos acrescentar mais sulfato de sódio anidro até que ele não ficasse empedrado, ele retém a água e se torna um sal hidratado.
4.4. Que se entende por fator de retenção (Rf)?
4.5. Dois componentes A e B foram separados por CCD. Quando a frente do solvente atingiu, 6,5 cm, acima do ponto de aplicação da amostra, a mancha de A, estava a 5 cm, a de B a 3,6 cm. Calcular o Rf de A e de B. Desenhar esta placa, obedecendo ao mais fielmente possível às distâncias fornecidas. O que se pode concluir sobre a resolução das manchas, nesta separação? Para A tem-se o valor de: Rf= Rf= 0,77 cm
Para B tem-se o valor de: Rf= Rf= 0,55 cm
4.6. Se ao invés de você colocar como eluente hexano com 5% de acetona, tivesse colocado etanol - água 1:1 teria sido mais rápida? Não, pois eles se misturam tornando-se praticamente impossível a separação dos dois, pois com hexano e acetona conseguimos separar a fase aquosa, pois não são miscíveis facilitando que quando acrescentamos 15 mL de água assim tudo que for polar irá