CC FOLHA DE PAGAMENTO
Contabilidade de Custos
Registro de Funcionários e Folha de Pagamento
FOLHA DE PAGAMENTO
1. Introdução
A folha de pagamento é um documento de emissão obrigatória para efeito de fiscalização trabalhista e previdenciária. A empresa é obrigada a preparar a folha de pagamento da remuneração paga, devida ou creditada a todos os empregados a seu serviço.
Para sua elaboração não existe modelo oficial, ou seja, podem ser adotados critérios que melhor atendam as necessidades de cada empresa. Uma folha de pagamento,por mais simples que seja, apresenta pelo menos os seguintes elementos:
Discriminação do nome dos empregados (segurados), indicando cargo, função ou serviço prestado;
Valor bruto dos salários;
Valor da contribuição de Previdência, descontado dos salários;
Valor liquido que os empregados receberão.
Da folha de pagamento origina-se o recibo de pagamento, que indica os dados que constaram da folha relativamente a cada um dos empregados e a estes é entregue.
2. Cálculo de Folha de pagamento
2.1– Valor bruto dos salários
É o valor, considerado, para a empresa como despesa total de salários, além dos salários é também despesa para a empresa a contribuição de Previdência parte empresa e o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)
2.2– Previdência Social - INSS
De acordo com a legislação atual, todo empregado assalariado, regido pela Consolidação das
Leis do Trabalho (CLT), está obrigado a contribuir com a Previdência Social. Essa contribuição é descontada do empregado em folha de pagamento, ela varia de acordo com a faixa salarial de cada empregado e, é calculada mediante aplicação de um percentual sobre o salário de contribuição*. Atualmente, o calculo é feito com base na tabela abaixo:
1. Segurados empregados, inclusive domésticos e trabalhadores avulsos.
Até
De
RGPS - Regime Geral da Previdência Social
TABELA DO INSS - Empregado Segurado - 2015
1.399,12
1.399,13 a 2.331,88
8%
9%
Professora: Mara Cristina Piovesan Cortezia
1