Cbc - companhia brasileira de cartuchos - av1 estácio
877 palavras
4 páginas
A CBC – Companhia Brasileira de Confecções – é uma empresa do ramo têxtil, criada a partir da associação entre dois empreendedores: Claudio e Marcel.A CBC definiu o seu conceito de negócio (o conjunto de características que resolvemos dar a um negócio) como sendo a criação, produção e comercialização de confecções. O produto, confecções (roupas), era elaborado por Marcel, um francês com experiência no ramo de confecções parisiense, cujo principal foco na empresa é cuidar do processo produtivo, buscando aumento de eficiência da produção – reduzindo custos e aumentando a produção. Claudio, por sua vez, tem como principais responsabilidades a administração da empresa, bem como comercializar os produtos que a CBC cria.
O mercado – local onde a CBC comercializa os seus produtos – é o mercado nacional, e seus clientes, – os efetivos compradores de seus produtos – lojistas que revendem aos consumidores finais as confecções produzidas pela marca.
A missão de uma empresa determina como ela se apresenta ao mercado, aos seus funcionários, acionistas e parceiros de negócio, informando para quê ela existe, e qual é a sua finalidade. Embora não haja registros claros sobre a Missão declarada da CBC, pode-se afirmar que a missão dela é conceituar, elaborar, produzir e comercializar confecções de qualidade alinhadas com a moda, com eficiência operacional e escala de produção que dê lucro consistente aos seus acionistas.
--
O planejamento é uma função administrativa primordial em qualquer ogranização, pois é base para as demais funções administrativas; é através dele que são definidos os objetivos de curto, médio e longo prazo bem como os planos (como fazer, quando) necessários para atingi-los.
A CBC, durante a gestão de Cláudio, se mostrava uma organização que tinha metas e o direcionamento de como atingi-las. Depois da saída de Cláudio, mostrou-se uma empresa que “perdeu o passo” do crescimento.
No nível estratégico, Cláudio definia os rumos da empresa quanto ao