Cayo
Anderson Leonardo Casarim
Camila da Silva
Jéssica Ariadne Flores
Prof.ª Juliana Mariotto
Faculdade Metropolitana de Guaramirim – Grupo UNIASSELVI
Engenharia Química (ENQ 1.2)
10/05/2012
RESUMO
O combustível de origem biológica é produzido através de fontes renováveis de energia. Plantas como a cana-de-açúcar, a mamona, a soja, a canola, o babaçu, a mandioca, o milho, a beterraba e entre outras, podem ser utilizadas para a sua produção. Este é o biocombustível, considerado ecologicamente correto por ser renovável e por reduzir as taxas de emissão de CO2 na atmosfera. Atualmente a tecnologia que envolve biocombustíveis já possui um desenvolvimento bastante considerável, contando com diversos tipos de combustíveis renováveis, o contrário dos combustíveis fósseis. Um dos principais biocombustíveis é o biodiesel, um combustível biodegradável alternativo ao diesel de petróleo, este é derivado de óleos vegetais, como a mamona.
Palavras-chave: Biocombustível. Biodiesel. Renovável. Mamona. Meio Ambiente.
1 INTRODUÇÃO
Como o próprio nome sugere os biocombustíveis são derivados de fontes naturais, renováveis e, consequentemente, reponsáveis. A sua origem é associada à plantas com a cana-de-açúcar, a mamona, a soja, a canola, o babaçu, a mandioca, o milho, a beterraba e entre outras. A produção de biocombustível é através do processamento de uma determinada planta.
Um dos principais biocombustíveis desenvolvidos e utilizados atualmente é a base de mamona, esta é uma planta que apresenta ésteres em sua composição. O éster metílico e o éster etílico são utilizados de combustível para motores à diesel, substituindo o uso de diesel de petróleo em carros e em caminhões. O biodiesel é produzido pela transesterificação do óleo vegetal encontrado na planta, por isso não possui enxofre em sua composição e é considerado biodegradável. Os biocombustíveis são