caxumba
Parotidite Infecciosa ou popularmente chamada de Caxumba, é causada por um vírus da família Paramyxoviridae, gênero Rubulavírus.
Os sintomas são na maioria das vezes visíveis, aumento de uma ou mais glândulas salivares e parótidas, esse inchaço resulta em dor local e o paciente também pode apresentar febre, cefaleia, amidalite e dores no testículo em 20% dos casos. É uma doença altamente contagiosa, sendo que a transmissão se dá, basicamente, por via aerógena. O vírus também pode ser transmitido verticalmente (da mãe para o filho durante a gestação), podendo resultar em abortos espontâneo no primeiro trimestre de gravidez.
A vacina contra caxumba é produzida com o vírus vivo atenuado da doença e faz parte do Calendário Básico de Vacinação. Pode ser aplicada isoladamente. No entanto, em geral, está associada às vacinas contra sarampo e rubéola. As três juntas compõem a vacina tríplice viral. A primeira dose deve ser administrada aos doze meses e a segunda, entre 4 e 6 anos.
A caxumba não tem tratamento com remédios, são administrados remédios somente para diminuir a dor, mantendo o doente em repouso até que tenham desaparecido os sintomas, ofereça-lhe alimentos líquidos ou pastosos, que são mais fáceis de engolir, Lembre-se: adultos que não foram vacinados ou não tiveram a doença podem ser infectados pelo vírus da caxumba e por isso devem ser vacinados.
Em tese tudo é b omasdasdassdjoaewjhiewjiwqregqwrgqwgqwgqwregqrgeqrgqergeqrer- qgerqgerggrggrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr- rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr- rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr- rrrrrrrrrecido os sintomas, ofereça-lhe alimentos líquidos ou pastosos, que são mais fáceis de engolir, Lembre-se: adultos que não foram vacinados ou não tiveram a doença podem ser infectados pelo vírus da caxumba e por isso devem ser vacinados.
Em tese tudo é b