Cavitação
Faculdade Anhanguera de Jaraguá do Sul Resumo - Em dutos hidráulicos quando existe uma variação de pressão ocorre a cavitação que é a passagem do estado liquido para o estado gasoso em bolhas por uma diminuição de pressão, quando a pressão se regulariza ou aumenta há uma condensação destas bolhas gerando ondas de pressão totalmente nocivas ao sistema. Palavras-chave: Cavitação, NPSH, Pressão, Desgaste.
1. INTRODUÇÃO
A cavitação é um fenômeno que se origina nas quedas repentinas de pressão, geralmente vistas em sistemas hidráulicos, por isso cavitação causa uma grande preocupação nas indústrias, principalmente na engenharia hidráulica e mecânica, pois devido à erosão causada por esse fenômeno. A cavitação deve ser sempre evitada por causa de seus danos e prejuízos financeiros para as indústrias.
A cavitação é muito comum em bombas de água e de óleo, turbinas hidráulicas, válvulas, propulsores, pistões de automóveis, canais de concreto e até usada em tratamentos estéticos.
2. DESENVOLVIMENTO
A água assim como qualquer liquido também contém a propriedade de se vaporizar, em condições normais isso ocorre a 100°C, em pressão atmosférica normal (ao nível do mar). Porém se a pressão diminuir essa temperatura de ebulição também diminuirá.
Nos condutos de água , quando a pressão cai às condições menores que a pressão de vaporização acontece rarefações no liquido, favorecendo assim a formação de bolhas de vapor que são prejudiciais ao funcionamento do sistema. Esse fenômeno é conhecido como cavitação.
As bolhas de vapor são arrastadas junto com fluxo de liquido e quando chegam a lugares de alta pressão em seu caminho pela bomba desaparecem bruscamente se condensando rapidamente e alcançando o rotor em alta velocidade produzindo assim ondas de grande pressão. Essas pressões chegam a ultrapassar a resistência à tração do metal e dissolver progressivamente a superfície do rotor, causando grandes estragos.
Ruídos e vibrações são