Cavernas do Brasil
SBE LANÇA MAIS UM NÚMERO DA ESPELEO-TEMA
Por Maria Elina Bichuette (SBE 0585) e
Lívia Medeiros Cordeiro - Editoras Chefes com satisfação que trazemos mais um volume do periódico EspeleoTema com dois artigos publicados.
Um deles trata dos arenitos da Serra do Itaqueri, na região central do estado de São Paulo, com uma caracterização geomorfológica desta, fundamental para estudos de paisagem e aplicações à conservação;
Um segundo trabalho traz uma experiência didática usando como modelo uma caverna no estado de Sergipe e possibilitando uma aplicação para estudos de educação ambiental.
Ainda, convocamos todos os interessados e envolvidos em temas que abordam o patrimônio espeleológico a submeterem seus trabalhos técnico-
É
científicos para publicação no periódico
Espeleo-Tema, editado e publicado pela
Sociedade Brasileira de Espeleologia desde 1970.
Incentivamos a submissão de trabalhos científicos completos e inéditos.
Lembramos que também são aceitos relatos das atividades dos grupos de espeleologia, como mapeamento e exploração, assim como notas científicas, além de resumos de teses e dissertações defendidas recentemente.
Informações detalhadas para submissão encontram-se disponíveis em: www.cavernas.org.br/espeleo-tema.asp Dúvidas e submissões devem ser enviadas para: espeleotema@cavernas.org.br Clique na imagem ao lado para baixar o volume 25 (n°1) da Revista.
FALTA DE DEFINIÇÃO COLOCA EM RISCO O
PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DAS CAVERNAS
Por Marcelo Rasteiro (SBE 1089)
Presidente da SBE
E
m um verdadeiro jogo de empurra, nenhum órgão assume a responsabilidade por avaliar a importância cultural das cavernas nos processos de licenciamento, inviabilizando que este atributo seja considerado na classificação de relevância das cavidades.
Com a publicação do Decreto 6.640 de
2008, as cavernas estão passíveis de destruição mediante um processo de licenciamento que classifique sua