cavalo brasileiro de hipismo
Equideocultura
Brasileiro de Hipismo(BH)
Medicina Veterinária
2013
Cassia Cardoso 5602109803
Lais Peres 3730714712
Pamela Barros 4201769870
Patricia Massa 3705622846 Rafael Alves 5208956142
Sumário
Histórico e Origem 04
Aspectos Mofológicos 04
Pelagens Comuns à Raça 05
Utilidade da Raça 05
Localização Geográfica 09
Referências Bibliográficas 10
BRASILEIRO DE HIPISMO
HISTÓRICO E ORIGEM
Equitação no Brasil surgiu depois da guerra da triplíce aliança quando Dom Pedro II trouxe de Portugal o Capitão Luis Jacomé para instalar as bases das condelárias do exercíto e difundir a doutrina de equestres, predominante na Europa. Fundou no Rio de Janeiro a Escola de Equitação de São Cristóvão e deu o pontapé inicial para o desenvolvimento do esporte no país.
As primeiras competições eram entre militares. No comando de Duque de Caxias foram então realizadas as primeiras competições oficiais de hipismo. Nessa época foram importados garanhões de Puro Sangue Inglês da Europa.
Da paixão por esportes equestres, atletas desse esporte idealizaram um animal com as melhores caractéristicas genéticas para a prática do hipismo. Nasceu então a raça BH(Brasileiro de Hipismo).A raça foi criada no ínicio da década de 70, quando o idealizador Ênio Monte resolveu criar uma raça brasileira destinada ao hipismo.As primeiras cruzas foram entre machos de raças européias especializados em esportes hípicos com éguas de grande porte. O Bh é resultado de uma cruza entre várias raças, dentre elas Orloff, de origem russa, com Westfalen e Trakehner, alemãs, especialmente importadas para isso. Inclui ainda pequenas doses de Puro Sangue Inglês, Sela Sueca, Sela Dinamarquesa, Rheinland, Zangersheide, Hanoveriano, Holsteiner e Hackney, pitadas de