Cavalhada
Nasceu em Moscovo, no dia 4 de Dezembro de 1866 no seio de uma família de classe média. Inicia as suas aulas de pintura com 8 anos e aos 20 frequenta a Universidade de Moscovo, onde estuda Direito e Economia. Anos mais tarde muda-se para Munique e dedica-se à pintura.
Ao longo da sua carreira de pintor funda várias associações de pintores, como é o caso da “Phalanx”, da ”Nova Associação dos Artistas de Munique”, da “Der Blaue Reiter” (O Cavaleiro Azul) e da “Die Blaue Vier” (Os Quatro Azuis).
Para além de pintor, Kandinsky foi também escritor, músico e ocupou cargos no Estado Soviético.
Em 1914, com o início da Primeira Guerra Mundial volta para a Rússia, onde ocupa cargos de administração artística e cultural no Novo Estado Soviético. Mas devido a alguns desentendimentos com os principais artistas russos, seus rivais abandona o Instituto de Cultura Artística de Moscovo, onde leccionava. Ainda tenta ir em frente com um projecto para a secção fisiopsicológica da Academia das Ciências Artísticas, mas em vão, porque acaba por abandonar a Rússia e estabelece-se em Berlim. Aí é convidado a fazer parte da Bauhaus (que passou por várias cidades: primeiro em Weimar e depois em Dessau e Berlim), onde desde 1922 a 1933 dirige um curso de iniciação e o Atelier de Pintura Decorativa.
Com a ascensão nazi ao poder, este vê-se obrigado a abandonar a Alemanha e parte para o exílio em Neully-sur-Seine, perto de Paris. Passa aí os últimos anos da sua vida, vindo a falecer no dia 13 de Dezembro de 1944, aos 78 anos de Wassily Kandinsky (em russo: Василий Кандинский) (Moscou, 4 de dezembro de 1866 — Neuilly-sur-Seine, 14 de dezembro de 1944) foi um artista russo, professor da Bauhaus e introdutor da abstração no campo das artes visuais. Apesar da origem russa, adquiriu a nacionalidade francesa.
Vida
Nascido em Moscou, passou grande parte da infância em Odessa. De volta à capital russa, estudou Direito e Economia na Universidade de Moscou,