Cavaleiro da dinamarca (categorias da narrativa)
Transferências e transformações de energia em sistemas complexos (meios de transporte)
ENERGIA EM MOVIMENTOS
Quando se estuda um sistema podemos considerá-lo: um sistema termodinâmico – se não se puderem desprezar as variações de energia interna. um sistema mecânico – se se pretender descrever o seu movimento do ponto de vista macroscópico, desprezando-se as variações de energia interna. Neste caso, tem que se considerar as variações da energia mecânica. Energia mecânica = energia cinética macroscópica+energia potencial gravítica. A energia cinética macroscópica – associada à velocidade do sistema A energia potencial gravítica – associada à posição relativa do sistema.
No entanto, há sistemas chamados sistemas complexos em que não é possível desprezar nenhum dos tipos de variação de energia. Assim pode dizer-se que:
Principais transferências e transformações de energia que ocorrem num automóvel.
Um sistema complexo é um sistema termodinâmico e mecânico onde ocorrem transformações e transferências de energia que podem conduzir a variações de energia interna e a variações de energia mecânica.
Sistema complexo Sistema termodinâmico + Sistema mecânico
Um veículo motorizado é um exemplo de um sistema complexo.
1
17-05-2011
Da energia que é fornecida ao automóvel pela combustão da gasolina só uma pequena parte é gasta em fazer mover o automóvel – energia útil (energia cinética das rodas), sendo a maior parte da energia dissipada. De acordo com a lei da conservação da energia, o balanço do automóvel tem a seguinte expressão: Energia fornecida pelo combustível (100%)
Gases de escape (30%)
Edissipada
Sistemas de arrefecimento (30%)
Edissipada
Edissipada
Efornecida pelo combustível = Eútil + Edissipada
Motor Potência indicada pelo construtor (40%)
Atritos no motor, no solo, aquecimento (15%) Energia cinética das rodas Energia útil (25%)
Rendimento térmico do motor
A potência indicada pelo construtor do automóvel está relacionada com a energia