Causas e consequencias da falta de sincronismo organizacional
O Sincronismo Organizacional é um conceito desenvolvido pelos Professores Paulo
Rocha e Alan Albuquerque, que consiste em alinhar a estratégia da organização, os processos e as pessoas. Muitas empresas desconhecem este conceito, sofrendo os mais diversos problemas de falta de sincronismo, perdendo energia e dinheiro.
Algumas empresas se preocupam em criar suas estratégias, outras em mapear e documentar seus processos e outras em qualificar seus recursos humanos. Porém esquecem que é necessário alinhar a estratégia da organização, com seus processos e com seus recursos humanos para otimizar os resultados.
O capitulo dois do livro Sincronismo Organizacional, trata das causas e conseqüências da falta de sincronismo organizacional e já começa questionando o porque isso ocorre com frequência em empresas geridas por pessoas competentes e inteligentes. Isso acontece porque a a configuração funcional da estrutura organizacional está focada no negócio funcional e não na lógica do negócio da empresa. A maneira como é realizada a cobrança reforça este tipo de erro no processo gerencial.
Para identificar o nível de sincronismo organizacional que existe em uma empresa, devese começar perguntando as pessoas pelo o que elas vem sendo cobradas, identificando assim, os indicadores de desempenho. Estes indicadores poderão sinalizar se a organização está olhando para o negócio funcional ou para o negócio da empresa como um todo. O capítulo traz várias narrativas de experiências vividas diariamente nas empresas mostrando a disparidade do foco da empresa e sua realização lá na ponta, no empregado que realiza a atividade final, como a clássica falta de sincronismo entre a área de compras e as áreas solicitantes ou quando a