Causas E Consequ Ncias Da Mortalidade Empresarial No Brasil Final
CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA
CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA MORTALIDADE EMPRESARIAL NO BRASIL
Trabalho de Plano de Negócios – NP1
Professor Janaina de Oliveira
Laís Ribeiro – RA: C37331-1
Marusa Garcia – RA: C3729C-4
Rafael Hilário – RA: C29BEH-6
Rodrigo Santos – RA: C35792-8
São Paulo
2015
As dificuldades e obstáculos são matéria-prima para o verdadeiro empreendedor
Carlos Hilsdorf
INDRODUÇÃO
Devido às transformações constantes ocorridas nos setores sócio-políticos, culturais e tecnológicos o tempo veio se tornando mais escasso, em decorrência disto, o mercado de trabalho, empresas e governos tiveram que adaptar-se a essa nova realidade.
Desde a década de 40 a década de 80, notamos que grandes invenções revolucionaram a vida das pessoas, essas invenções foram criadas para suprir novos desejos e necessidades sociais.
As invenções são provenientes de algo inédito ou de uma melhoria de algo já existente, mas que ninguém jamais tentou fazer diferente.
Os empreendedores são os grandes responsáveis por essas criações, pois além de serem visionários também são singulares, que se diferenciam pela paixão com que transformam suas visões em realidade.
O empreendedor tem papel importantíssimo para sociedade, pois traz avanços tecnológicos, aumento da economia, novos ou melhores produtos e serviços.
Desde a década de 90 ações governamentais e de organizações multinacionais em alguns países vem incentivando o empreendedorismo o que podemos chamar de movimento do empreendedorismo.
Ações como estas quebram barreiras culturais e comerciais, criam novos empregos, novas relações de trabalho, renovam conceitos, encurtam distâncias entre mercados e geram riquezas para a sociedade.
1. Empreendedorismo no Brasil
No Brasil desde a década de 90 até os dias de hoje o SEBRAE e a SOFTEX são as grandes incentivadoras do empreendedorismo no país. Estas empresas deram suporte ao micro e pequeno empresário