Causas naturais
J. M. Alveirinho Dias (1993)
IV
CAUSAS DA EROSÃO COSTEIRA
São múltiplos os factores inductores de erosão costeira. Embora alguns desses factores sejam (ou possam ser considerados) naturais, a maior parte é consequência directa ou indirecta de actividades antrópicas.
Os principais factores responsáveis pela erosão costeira e consequente recuo da linha de costa são:
- elevação do nível do mar;
- diminuição da quantidade de sedimentos fornecidos ao litoral;
- degradação antropogénica das estruturas naturais;
- obras pesadas de engenharia costeira, nomeadamente as que são implantadas para defender o litoral.
IV.1. - Elevação do nível do mar
A elevação do nível médio global do mar relaciona-se com a variabilidade climatológica natural da Terra e com as perturbações induzidas pelas actividades humanas.
Na análise deste assunto, Portugal beneficia do facto de ser detentor de uma das mais longas séries maregráficas mundiais, referente ao marégrafo de Cascais. O estudo desta série maregráfica (Taborda & Dias,
1988; Dias & Taborda, 1989,1991) permite deduzir, para Portugal, uma elevação média do nível relativo do mar, ao longo do presente século, da ordem de 1,5 mm/ano (Fig.IV.1). No entanto, na série aludida, é possível definir dois domínios distintos : um até 1920, em que se constata tendência mal definida para ligeiro abaixamento do nível marinho; e outro desde 1920 até a actualidade, em que é nítida a tendência de subida, à taxa média de cerca de 1,7 mm/ano (Fig.IV.2). A inflexão registada por volta de 1920 poderá estar relacionada com o final da "Pequena Idade do Gelo".
13
Estudo de Avaliação da Situação Ambiental e Proposta de Medidas de Salvaguarda para a Faixa Costeira Portuguesa (Geologia Costeira)
J. M. Alveirinho Dias (1993)
Fig. IV.1 - Análise dos maregramas de Cascais e de Lagos