Causas naturais para o aquecimento global
Curso Médio integrado em informática
Química
Metodologia Científica – Tema livre
Petra Koop
Seabra
2014
PETRA KOOP
Química
Metodologia Científica – Tema livre
Trabalho de tema livre, sendo este exposto em um modelo de método científico, apresentado na disciplina de Química, do curso Médio Integrado em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.
Orientador: Herlle Silva
Seabra
2014
O AQUECIMENTO GLOBAL NÃO ANTROPOGÊNICO
INTRODUÇÃO: Efeito estufa
Relação com o CO2: o dióxido de carbono é um dos gases do efeito estufa, com a emissão do ser humano desse gás para a atmosfera, o efeito estufa é intensificado e aquecimento global acontece.
1. PROBLEMA
As mudanças climáticas podem ser naturais?
2. OBSERVAÇÃO
Entre 1925 e 1946, quando o ser humano lançava menos de 10% do CO2 que emite atualmente, houve um aquecimento de 0,4 °C no planeta. Por outro lado, entre 1947 e 1976, época de aceleração da produção industrial após a 2ª Guerra Mundial, houve um resfriamento global. Na última década, a concentração de gás carbônico na atmosfera aumentou, mas a temperatura global se estabilizou.
Junção de 44 modelos de previsões climáticas versus a temperatura registrada por dois satélites (UAH/RSS).
3. HIPÓTESES
A atividade solar e processos naturais da Terra causam o aquecimento e o resfriamento do globo.
4. TEORIAS
Mar: O Oceano Pacífico cobre quase 1/3 da Terra, as variações de temperatura ocorridas nele afetam diretamente na temperatura da superfície da Terra. Nele há um fenômeno chamado Oscilação Decadal do Pacífico, o qual tem duas fases, uma fria e uma quente, tendo uma duração de 20 anos cada. Durante cada fase da Oscilação há um ocorrência freqüente de El Niño (quente) e La Ninã (frio), cada episódio tem duração de cerca de 15 meses e tem o poder de afetar o clima a nível mundial através da