causas incendios
A Desflorestação tem diversas causas, algumas das quais já referidas, outras não. Vamos aqui tentar expor de forma clara e esquematizada as causas e algumas consequências directas da Desflorestação em geral, apresentando em seguida (via "hiperlink" a cada um dos items) exemplos concretos da forma como tal se manifesta na Amazónia em concreto.
1. 1* Desbaste (corte, cortar) comercial Realizado através de maquinaria pesada que para além de destruir a flora provoca a compactação do solo.
2. Agricultura intensivaA agricultura nos terrenos desflorestados é não compensa pois ao fim de 6/7 anos os solos encontram-se inférteis; isto porque não houve descanso destes e as plantações efectuadas eram monoculturas que na maioria dos casos eram financiadas pelo estado.
são mais susceptíveis a apanharem doenças;
desgastam mais o solo;
destroem o habitat natural dos animais.
3. 2 * Conversão dos solos em pastagens para manadas de gadoHá incentivos governamentais de conversão da floresta em pastagens e em ranchos para manadas de gado (ocupando áreas queimadas que foram recuperadas naturalmente por vegetação rasteira), e criação de vastas explorações agrícolas.
4. Exploração de minas, de pedreiras e de petróleoPara além de destruirem a zona onde estão implantadas contaminam os solos e a água com produtos tóxicos.
5. 3 * Construção de barragens, túneis e estradasVai encorajar a exploração de madeira e a colonização da "floresta" ( deslocação da população)
6. 4 * Economia / política dos paísesPara as nações tropicais a madeira é uma importante fonte de capital estrangeiro. São os países desenvolvidos que em parte obrigam ao abate das florestas uma vez que são eles que mais precisam de matéria prima. As florestas tropicais localizam-se, na maior parte das vezes, em países com grandes diferenças sociais e com dívidas externas.
7. PoluiçãoAs chuvas ácidas vão "queimar" as árvores e destruir os